Backstage Série Dish / Tastemade / by Salted Caramel

Ep. 1 - Fettuccine de Pupunha – Série Dish para a Tastemade 

A série Dish da Tastemade é uma webserie documental que explora o universo de importantes restaurantes ao redor do mundo, buscando informações, curiosidades e a receita do prato mais clássico de cada um dos estabelecimentos. Daí o nome da série ser "Dish", que em português significa prato.

A Salted Caramel foi a produtora escolhida para a deliciosa tarefa de coproduzir e finalizar junto da Tastemade Brasil, os episódios dos restaurantes e pratos brasileiros, entre eles o D.O.M. do chef Alex Atala, que no vídeo ensinou o famoso Fettuccine de Pupunha, e o Mocotó, com seus clássicos Dadinhos de Tapioca que já se espalharam pra muito além do Brasil.

audiovisual_curitiba_produtora_video_gastronomia_receita_comida_food_mocoto_tastemade
dadinhos_tapioca_receita_produtora_video_audiovisual_curitiba_producao
Os clássicos Dadinhos de Tapioca do Mocotó.
 

8 restaurantes visitados e filmados, 8 chefs com muita personalidade, 8 pratos deliciosos e 8 diárias de produção. De Curitiba a São Paulo, uma equipe de 4 pessoas driblava o tempo (que às vezes se resumia há 3 horas de captação por restaurante) para realizar a tarefa de registrar falas relevantes, montar um layout de luz caprichado e registrar imagens de dar água na boca, mas ainda extasiados com o cheiro maravilhoso que vinha da cozinha de cada um dos restaurantes.

Screen Shot 2018-02-22 at 08.43.14.png
Screen Shot 2018-02-22 at 08.41.56.png
Screen Shot 2018-02-22 at 08.42.20.png
Sopa de Amendoim,
do Restaurante Tuju.

Saíamos às 5h da manhã, chegávamos em São Paulo às 11h. Uma paradinha para almoçar, outra para buscar equipamentos em uma locadora de São Paulo e entre 14h e 16h já estávamos a mil, posicionando cabos, luz, fresnéis e câmera. Conversando com os chefs, estudando o prato, buscando os melhores espaços para a filmagem de cada cena e "ação!".

salted caramel_filmes_audiovisual_curitiba_video_producao_documentário_institucional
Screen Shot 2018-02-22 at 08.46.14.png
Hot Pork da Casa do Porco.
Screen Shot 2018-02-22 at 08.52.21.png

"Rápido, rápido, rápido... O chef precisa voltar para a cozinha!", gritava a assistente do chef. "Vina, pega a 35mm!", o diretor de fotografia pedia do outro lado – Vina é o nosso assistente de fotografia, grande companheiro de set e viagens longas de carro. "Não é linguiça, menina. É salsicha!", me dizia Jeffinho Rueda toda a vez que eu dizia "vina", me referindo não ao assistente de câmera, mas à salsicha do cachorro-quente, para em seguida me auto corrigir para "linguiça". E, claro, a nossa frase preferida: "querem provar?". Sim, com certeza, me dá!

Screen Shot 2018-02-22 at 09.17.27.png
ChefVivi e sua Polenta de Beterraba
Screen Shot 2018-02-22 at 10.01.57.png
Screen Shot 2018-02-22 at 09.19.58.png

E foi assim, que entre gritos e aromas, cortes e mais cortes de edição, finalizamos os oito episódios brasileiros da série Dish, esse trabalho pelo qual temos tanto carinho, que nos proporcionou grandes lembranças e sabores!

Screen Shot 2018-02-22 at 11.40.41.png

Os outros episódios você pode conferir no site da Tastemade e da Tastemade Brasil.

 

FICHA TÉCNICA

Série: Dish Brasil
Coprodução: TASTEMADE BRASIL
Ano: 2018
Realização: Salted Caramel Filmes
Direção: Bruna Michelin
Produção: Eduarda Del Cueto Silva
Dir. Fotografia: Johann Stollmeier
Assist. Fotografia: Vinícius Antunes
Montagem: Vinícius Borges / Bruna Michelin
Finalização / Tratamento de Cor: Johann Stollmeier
Tratamento de Som: Off-beat Audio


sc_branding_logo_cap.png

A Salted Caramel Filmes é uma produtora de audiovisual localizada em Curitiba, entre seus trabalhos estão os filmes de gastronomia e os vídeos de receitas, os filmes publicitários, institucionais e corporativos. Além de projetos autorais como curta metragens e webséries.