Making Of: Fábrica de Memórias Phosfato / by Salted Caramel

Lilian na versão adulta / por Isabela Michelin

 

Esse ano, a Salted Caramel Filmes, produtora localizada em Curitiba, foi responsável pela realização do vídeo institucional da Phosfato, com o objetivo de divulgar o conceito-slogan da marca: ser uma Fábrica de Memórias.

Para tanto, criamos a personagem Lilian, que no filme aparece em 3 fases da vida: adulta, adolescente e criança. Essa viagem pela vida da personagem principal começa quando ela recebe seu envelope Phosfato pelo correio e embarca em uma viagem por suas memórias, despertadas pelas fotografias surpresas Phosfato que ela recebeu dentro do envelope. A cada fotografia conhecemos um pouco mais da nossa personagem e percebemos a importância da Phosfato nesse resgate de lembranças.

Inspirado nos looks dos filmes de Wes Anderson e Michel Gondry, o vídeo institucional Fábrica de Memórias busca se posicionar em um contexto atemporal e lúdico, similar ao campo dos sonhos e das lembranças. Por isso o uso de cores bem coloridas (que também são as cores usadas na identidade visual da Phosfato) e de objetos feitos a partir do papelão e outros materiais alternativos.

Sketchs dos cenários do vídeo institucional para a Phosfato / por Bruna Michelin

 

O processo todo contou com a colaboração de uma equipe muito empenhada e competente tecnicamente, que teve um cuidado especial com a direção de arte e o desenvolvimento dos cenários, a concepção de cada um dos personagens da família da Alice, incluindo o cachorro gigante, equipamentos de fotografia super específicos e uma pós produção complexa para criar a sensação de entrar nas fotografias. Além de apoiadores de primeira como a Cardan Brasil, que cedeu seu espaço para as gravações do filme, e a Mamfi, responsável pelo desenvolvimento dos objetos feitos em crochê, que aparecem diversas vezes no vídeo institucional, como o cachorrinho que a personagem Alice segura quando criança e entrega na mão do filho quando adulta, que também aparece na cena da família em tamanho real.

Screen Shot 2016-12-21 at 12.15.09 PM.png
Lilian na versão criança com o cachorro Alceu feito pela Mamfi / por Isabela Michelin
Fotos de Making Of do processo / por Isabela Michelin, Raphael Mendonça e Marcos Cons


Nosso filme finalmente ficou pronto e só temos a agradecer. O processo todo foi muito bacana, desde a escrita do roteiro até a finalização do filme. A equipe foi sensacional e trabalhou de um jeito muito encantador. A Phosfato confiou totalmente na Salted Caramel Filmes e acompanhou todo  do processo de um jeito muito bacana.


A Salted Caramel Filmes é uma produtora de audiovisual localizada em Curitiba fundada por Bruna Michelin e Johann Stollmeier. Entre seus trabalhos estão os filmes institucionais e web content. Além de produções autorais de filmes e séries ficcionais e documentais.