Vídeo de Receita da Guirlanda de Frutas Vermelhas da chef e food stylist Ana Spengler / by Salted Caramel

Em tempo de natal, veio ela, a nossa parceira de aventuras e desventuras, a nossa encantadora dos esfomeados, nossa rainha do banquete, anfitriã mor, nossas mãos de cada set e a responsável pelos nossos quilinhos a mais: Ana Spengler. Ela, a food stylist que capricha nos vídeos com a gente veio fazer esse especial da natal pra nos lembrar que ela também não é de ferro e não aguenta ficar fora da cozinha.

E só porque estava com saudades, dividiu uma das receitas, que nos atrevemos a dizer que é uma das mais lindas reinvenções de natal. Das famosas guirlandas de natal, ela criou essa belezura que dá até dó de comer. É quase fácil, o cuidado tem que ser dobrado na hora de tirar a base da torta da forma, tirando isso é só alegria e Jingle Bells (e sorrisos de dentes sujos de morango, gostei!).

Veja o vídeo de receita produzido pela Salted Caramel Filmes e depois conta pra gente como ficou a sua:

Essa guirlanda-mara é dividida em duas etapas principais, a base que nada mais é do que um Pâte Sablée, recheada com o famoso Crème Patissière e decorada com frutas vermelhas. Então lá vai:

INGREDIENTES PÂTE SABLÉE
_250 g de farinha de trigo;
_200 g de manteiga, em temperatura ambiente;
_100 g de açúcar de confeiteiro;
_2 gemas;
_sal;

PREPARO PÂTE SABLÉE
Peneire o trigo e o açúcar com uma pitada de sal e misture a manteiga com as pontas dos dedos até obter uma farofa úmida.

Acrescente as gemas e amasse bem, formando uma massa lisa e uniforme. Refrigere por 20 minutos antes de usar.

Abra a massa com um rolo e forre uma forma com buraco no meio. Cubra a forma com bolinhas de porcelana e asse até que fique douradinha. Descarte as bolinhas de porcelana, espere esfriar e, só então, desenforme.

INGREDIENTES CRÈME PATISSIÈRE
_1 litro de leite;
_1/2 fava ou 1 colher (chá) de essência natural de baunilha;
_10 gemas;
_250 g de açúcar;
_50 g de farinha de trigo;
_50 g de amido de milho;

PREPARO CRÈME PATISSIÈRE
Aqueça o leite com a baunilha. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar em outro recipiente até obter um creme fofo e esbranquiçado. Misture o trigo e o amido.

Tire o leite do fogo e o acrescente ao creme de gemas aos poucos até aquecer a mistura completamente e só então misturar tudo.

Volte a mistura ao fogo, mexendo sempre, até ferver e engrossar. Por último, espere esfriar.

MONTAGEM
Na base da guirlanda já desenformada e sem as bolinhas de porcelana, coloque o Crème Patissière. Sobre ele, coloque as frutas da forma como preferir, aqui nós a espalhamos aleatoriamente para criar um efeito moderno. Se você quiser caprichar ainda mais, uma opção é decorar com folhas de hortelã, imagina que cheiro maravilhoso?

É, diante disso só podemos desejar um Feliz Natal, mesmo!
Até semana que vem, com uma receita bem bacana pra deixar a mesa do ano novo super colorida e com desejos de saúde pra 2016!

Mais receitas? Entre no canal da série Céu da Boca aqui.
Quer saber tudo sobre os serviços da nossa food stylist Ana Spengler? Clique aqui!


Céu da Boca é uma série de vídeos de receitas que nasceu de uma parceria entre a food stylist Ana Spengler e a produtora Salted Caramel Filmes em Curitiba no ano de 2015. Juntos, realizam também vídeos de receitas e produções audiovisuais na área da gastronomia e da culinária para clientes variados do setor alimentício.