Vídeo de Receita de Arroz Negro do Restaurante Veg e Lev / by Salted Caramel

Jantar de Virada de Ano, arroz com lentilha, porco à pururuca, fios de ovos, romã, uvas, pular ondinhas, etc, etc. Chega! Esse ano vamos inovar com o chef Afro Jr., do Restaurante Veg e Lev, que de tão gente boa dividiu com a gente mais um dos pratos de seu cardápio (o outro foi a deliciosa granita de melancia), o Arroz Negro. E olha que é O Arroz Negro!

Surpreendente e intenso. Convidamos você a começar 2016 com os pés fora do chão e assistir esse vídeo de receita maravilhoso que a Salted Caramel produziu:

INGREDIENTES
_2 cenouras;
_1 cebola;
_1 talo pequeno de salsão;
_1 talo pequeno de alho poró;
_2 unidades médias de abobrinha;
_500g de abóbora cabotia;
_Folhas de manjericão fresco;
_600g de palmito pupunha;
_100g de pimenta-biquinho;
_10g de cominho;
_sal a gosto;
_4 folhas de louro;
_500g de arroz negro;
_100ml de azeite;
_2 dentes de alho;
_8 unidades de pimentão vermelho;
_castanhas de caju torradas;

PREPARO DO ARROZ NEGRO
Aquecer uma panela, em seguida colocar um fio de azeite e acrescentar 1 cenoura picada, 1 cebola picada, 1 talo de salsão picado e deixar dourar, em seguida adicione 2 litros de água e deixe ferver, em seguida abaixe o fogo e deixe por aproximadamente 50 minutos para reduzir um pouco e obter um melhor resultado.

Colocar em uma panela de pressão o arroz e adicionar o dobro de água. Coloque também um pouco de cominho, os dentes de alho e as folhas de louro e deixe levantar fervura, após isso mantenha em fogo médio por aproximadamente 8 minutos, feitoisso retire a pressão e veja o ponto do arroz ele deve estar aodente depois escorra o arroz reservando o caldo do cozimento.

Asse o palmito pupunha em forno por aproximadamente 60 minutos com temperatura de 200º  ou em microondas em temperatura máxima por 30 minutos (também pode ser encontrado pronto em conserva) porem vai alterar um pouco o resultado final.

Corte a abóbora cabrita em tiras e depois cortada em fatias não muito grossa, feito isso leve para saltear em frigideira bem quente até ficarem levemente tostadas.

Corte a cenoura em cubos pequenos (brunoise) e de uma pré cozida. reserve. Reserve.

A abobrinha, corte em cubos pequenos (brunoise) e de uma leve salteada em frigideira bem quente. E também reserve.

FINALIZAÇÃO DO PRATO
Coloque uma panela baixa e larga de preferência para aquecer, adicione um fio de azeite, acrescente o restante do alho poró para refogar um pouco, acrescente o arroz o caldo de legumes e deixe aquecer um pouco, em seguida coloque o palmito pupunha, abobora, cenoura, pimenta biquinho, abobrinha, um pouco do liquido da pimenta isso acentua o sabor do prato, ajuste o sal e o cominho e também adicione um pouco do caldo que se formou no cozimento do arroz isso vai dar uma cremosidade ao prato, finalize com castanha de caju torrada. Corte a “tampa” do pimentão coloque o arroz dentro e leve ao forno em fogo alto por 5 a 10 min.

E pronto, lindo, leve e prontinho pra você degustar e celebrar a chegada do novo ano.


Nós vemos em 2016? Sim! E com a boca salivando por mais e mais receitas deliciosas. Prepare o estômago para c próxima temporada da série Céu da Boca.

Já está com saudade? Corre no canal do Céu da Boca pra matar as saudades.
Quer o contato da food stylist da nossa série pra ela te dar umas aulas, cozinhar no seu evento ou embelezar o seu filme?


Céu da Boca é uma série de vídeos de receitas que nasceu de uma parceria entre a food stylist Ana Spengler e a produtora Salted Caramel Filmes em Curitiba no ano de 2015. Juntos, realizam também vídeos de receitas e produções audiovisuais na área da gastronomia e da culinária para clientes variados do setor alimentício.